Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Imposto de Renda 2020: como consultar

há 4 anos

A Receita Federal liberou a consulta do 1º lote da restituição do IR. O pagamento começa a ser efetuado no dia 29 de maio. Veja mais detalhes.

A restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 começa ser paga no dia 29 de maio e a consulta do primeiro lote já pode ser feita.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o cronograma sofreu alterações. O prazo para a declaração, que inicialmente terminava no dia 30 de abril, foi estendido para o dia 30 de junho; já a quantidade de lotes foi reduzida de sete para cinco – com o último lote de pagamento previsto para o dia 30 de setembro.

O dia em que a restituição é depositada na conta do contribuinte também está diferente. Até ano passado, o crédito bancário ocorria no dia 15 de cada mês. Agora, o pagamento será realizado no último dia útil do mês.

Quem recebe o primeiro lote?

No primeiro lote são contemplados idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental e contribuintes com doença grave.

A consulta para saber se receberá a restituição neste primeiro lote já pode ser feita no https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp .

Basta informar o CPF, data de nascimento e confirmar o código informado. O resultado vai dizer se você ainda está na fila de restituição ou se receberá já neste primeiro lote.

Como consultar a restituição do IR

Para consultar o status da declaração do IR (saber se ela foi ou não liberada), o contribuinte precisa acessar a página da Receita Federal na Internet e informar o CPF, data de nascimento e código verificador.

A consulta também pode ser feita via telefone, através do número 146, e no aplicativo “Meu imposto de renda 2020”, disponível na App Store, para dispositivos iOS, e pelo Google Play para dispositivos Android.

Não recebeu? Veja calendário dos próximos lotes

  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Fonte: https://blog.nubank.com.br/imposto-de-renda-2020-consultar/

  • Publicações8
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações46
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/imposto-de-renda-2020-como-consultar/850154160

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)